02 fevereiro 2017

Umectação capilar - Como fazer corretamente

Oi, oi amoras, tudo bem? Espero que sim! Já faz algum tempo que estou devendo esse post e por alguns empecilhos da vida não pude entregar, mas como promessa é dívida, cá estou eu para continuar com as dicas de receitinhas das etapas do cronograma capilar. Pra quem ainda não sabe aqui no blog já tem um post onde explico o que é cronograma capilar bem aqui!, outro em que falo da diferença entre as três etapas bem aqui! e por fim um post onde ensino receitas de hidratação poderosas bem aqui!. Nosso assunto hoje como vocês já puderam ver no título é umectação, por tanto se seus cabelos estão quebradiços, com pontas duplas, danificados e sem brilho esse post é para você.



A umectação capilar antigamente chamada de "banho de óleo"é uma técnica usada a milênios pelas indianas que consiste em aplicar óleo vegetal puro e morno no cabelo massageando e deixando por um tempo nos cabelos.
O método trata os fios de dentro pra fora, melhorando sua elasticidade fortalecendo-os pois repõe a umidade natural e os lipídios dos fios, nutrientes importantes para a a saúde dos fios e para que fiquem hidratados, macios, brilhantes, soltinhos sem pontas duplas, ressecamento ou frizz.



Essa técnica pode e deve ser feita em todos os tipos de cabelos inclusive nos oleosos, por tanto se você sofre com excesso de oleosidade não tenha medo não vai agravar seu problema, pois todo fio precisa de reposição de óleo e todo o produto vai ser retirado depois com a lavagem.

Para que a umectação seja eficiente o óleo tem que ser totalmente PURO, sem nenhum silicone, parafina ou petrolato(vaselina) em sua composição. Não use também óleo mineral, pois ele não penetra nos fios e por sua vez não trata em nada o cabelo.

Como fazer umectação:

Escolha o óleo ou manteiga de origem vegetal de sua preferência! óleo de coco, de argan, de ojon, de abacate, de girassol, de semente de uva, de jojoba, de rícino, de babosa, de soja, de gergelim, de amêndoas dose, de gérmen de trigo e o melhor de todos o azeite de oliva extravirgem. Sim aquele de cozinha, mas tem que ser extravirgem. Manteiga de cacau, de karité, de cupuaçu e etc...

Fonte da foto: www.blogdasvirtuosas.com.br
Esses óleos vegetais podem ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais pois os que vendem em mercado na maioria das vezes não são puros possuindo em sua composição outras substâncias. Os melhores na minha opinião são o de coco, o de argan e o azeite extravirgem, só que pode variar de cabelo para cabelo, então, caso não veja resultado com um óleo, teste outro até encontrar os que melhor se adéqua a seus fios.

Como fazer:


  • Esquente um pouco de óleo no microondas por 15 segundos ou em banho maria até que fique morno. A temperatura ideal é aquela que dá para colocar a mão dentro do óleo sem queimar. A quantidade do óleo é proporcional ao tamanho e volume do seu cabelo, não economize aplique sem medo!
  • Com o cabelo seco aplique o óleo morno, mecha por mecha pegando da raiz e indo até as pontas enluvando bem estimulando assim a absorção total do produto.
  • Massageie o couro cabeludo por aproximadamente 10 minutos, sem pressa vá fazendo movimentos circulares em todo a cabeça para ativar a circulação sanguínea.  
  • Coloque uma touca e deixe agir por 2 horas, mas para um melhor resultado durma com o produto nos fios e retire no outro dia.
  • Depois de passado o tempo necessário para ação do óleo é so lavar normalmente com shampoo o quanto for necessário para retirar todo o resíduo do produto e condicionador. Se quiser potencializar essa umectação basta usar uma máscara de tratamento que mais gostar. Prontinho está feita sua umectação!

Lembrando que a umectação não substitui a hidratação nem a reconstrução, ela é um complemento do cronograma capilar. Se você não tiver o seu, corre agora no post que linquei acima e monte o seu de acordo com as necessidades do seu fio, para deixar seus cabelos lindos e saudáveis.

Então é isso minha amoras, espero que tenham gostado e que ajude e muito nas suas duvidas sobre umectação. Me contem qual seu óleo preferido ou se tem outras formas de fazer o tratamento, vamos dividir experiências aqui nos cometários ta bom!? 

Um beijos com gostinho de amora!

Carla Santos

25 comentários:

  1. Oi, Carla, tudo bem?
    Suas dicas são sempre bem vindas! Essa sobre umectação capilar é bem simples, que bom!
    O post está bem detalhado, muito fácil mesmo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, tudo sim!
      Brigada que bom que vc gostou. Um beijão!

      Excluir
  2. Ai Carla, eu amo fazer umectação no cabelo, fica muito bom! E é algo tão simples de fazer não é?
    Amei seu post, é um dos meus assuntos prediletos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher eu amo muito e os fios agradece ficando mais bonitos rsrsrs. Beijão

      Excluir
  3. Por isso que as indianas possuem cabelos tão bonitos e brilhantes.Eu uso oleo de ricio nas sobrancelhas,é muito bom e esta fazendo efeito,a unica parte ruim é o cheiro que é muito forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa tecnica foi descoberta lá sim pois os cabelos delas são muito babado. Beijos!!

      Excluir
  4. É bem simples e não sai caro né?! Parece deixar os fios com aspecto muito bom, quero testar um dia! Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o óleo de argan custa por volta de 2,00 e faz muita diferença. Beijos!!

      Excluir
  5. Oi flor, recentemente posto sobre a umectaçao mas o seu post está muito mais rico em detalhes.
    Tenho buscado cuidar mais dos meus cabelos, antes só lavava e já usava secador,seguir um cronograma faz muita diferença.

    Até a próxima e um Beijo 😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como faz diferença amor, os cabelos agradece rsrsrs. Beijos!!

      Excluir
  6. Nunca fiz uma Umectação e não sabia como fazer, só sabia que ajudava o cabelo. Acho que essa seja a solução para o meu cabelo. Com certeza vou testar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, amei essa sua dica e eu vou fazer esse banho de óleo
    O seu post está bem explicadinho parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anjo, que bom que vc gostou e faça sim. Depois me conta como ficou!

      Excluir
  8. Que legal saber mais sobre umectação, eu gosto muito de usar óleo de coco e de argan, ainda não testei fazer com os outros óleos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O de oliva é o meu favorito da vida. Mas o de coco é muito top.

      Excluir
  9. Comprei o óleo de rícino esses dias e não sabia como usar, agora vou testar assim! Obrigada pela dica!
    Beijos
    http://paulinhaneitzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada meu bem, fico muito feliz em ter ajudado. Beijos

      Excluir
  10. Que legal. Eu nunca fiz cronograma capilar. Mas ja fiz umectação. De todos os passos eu sabia, menos que o óleo deveria estar morno. Quando eu for fazer vou usar assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher cronograma é vida!! E sim morno ajuda e muito pois potencializa ainda mais a umectação.

      Excluir
  11. Fazer uma umectação capilar é muito bom para os cabelos, eu ainda não fiz mas ouço muitas gente falando bem que estou querendo fazer, gosto muito de óleos, as suas dicas foram bastante esclarecedoras, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, faça sim amorzinho vc vai amar e muito! Beijão

      Excluir
  12. Eu acho que meus fios não precisam de umectação pq sempre que eu faço eles ficam arrepiados e elétricos, não sei pq. Não sei se faço algo errado, pq pode ser isso também rsrs

    ResponderExcluir
  13. Nunca fiz esse tratamento, ultimamente venho dando um relaxo com o cabelo...
    Gostei bastante, com certeza vou querer fazer <3

    ResponderExcluir
  14. Eu fazia muito isso, mas faz um bom tempo que não fiz mais. Esta dica de esquentar o óleo nao tinha visto antes , que interessante 'o'

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Beijos